Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Governo afirma no Parlamento que está sem meios para adquirir medicamentos

Parlamento aprova criminalização de uniões prematuras mas não há dinheiro para manter as meninas na escola

Em resposta a uma das perguntas dos deputados na Assembleia da República, o Governo afirmou, nesta quarta-feira, que não dispõe de meios financeiros para garantir a qualidade dos serviços prestados no sector da Saúde, daí a constante escassez de medicamentos e a dramática insuficiência de infra-estruturas sanitárias no país.

Numa comunicação em directo para milhões de moçambicanos ligados à rádio e televisão, o ministro da Saúde, Alexandre Manguel, sublinhou que em Moçambique um médico está para 25 mil habitantes e continuam a existir unidades sanitárias onde um enfermeiro trabalha com mais de 50 pessoas por noite, num país cuja rede sanitária cobre apenas 50 porcento do território, o qual é habitado por 20 milhões de pessoas, assistidas por seis mil enfermeiros.

Cenário negro é, no mínimo, como se pode caracterizar a situação descrita pelo titular da pasta da Saúde, para quem os recursos financeiros são o nosso “calcanhar de Aquiles”. “Os materiais e consumíveis das unidades sanitárias gastam parte considerável do orçamento”, afirmou, para depois acrescentar que a exiguidade dos meios não permite melhorar a qualidade.

De acordo com aquele responsável, é com grandes dificuldades que o sector consegue manter vários programas em curso, tais como o tratamento de 200 mil doentes com HIV, a prevenção da transmissão do HIV da mãe para o filho, os cuidados a dispensar às doenças oportunistas, bem como o acompanhamento de doentes com tuberculose e malária.

A par deste tema foram abordadas, no primeiro dia de perguntas ao Executivo na Assembleia da República, várias questões, tais como a realização em Setembro dos X Jogos Africanos, que serão o maior evento pluridesportivo do continente, a terem lugar no país. Ao todo, o Governo liderado pelo primeiro-ministro, Aires Ali, tinha 15 perguntas por responder, sendo cinco para cada bancada.

Inquietações dos deputados

No rol das perguntas, a FRELIMO, partido no poder com 191 deputados no parlamento, quis obter do Governo esclarecimentos sobre o reassentamento das populações afectadas pelo conflito homem /animal, particularmente à volta dos parques e reservas nacionais de Limpopo, Gorongosa, Quirimbas e Niassa. Perguntou também que passos estão a ser dados pelo Governo para a concretização e desenvolvimento do agro-processamento no país, bem como sobre os resultados que o Governo obteve no que tange ao meio ambiente. Por último, quis saber como está organizado o moçambicano para acolher e participar nos jogos africanos que terão lugar este ano em Maputo.

A RENAMO, o maior partido da oposição no país e com direito a 51 assentos parlamentares, perguntou que medidas estão a ser tomadas para resolver os problemas da qualidade do ensino, em todo o sistema de educação, tendo em conta os cortes registados no seu financiamento. Aquela bancada entende que se tem verificado a depreciação da qualidade dos serviços de saúde, desde o atendimento ao público ao fornecimento de medicamentos, há ruptura de stock de medicamentos básicos e de anti- retrovirais, há problemas no apetrechamento dos hospitais públicos e na incineração do lixo hospitalar. Este partido quis saber que medidas estão a ser tomadas para ultrapassar estes problemas.

Outro aspecto que mereceu atenção foi a criminaldade no país. Não faz sentido que a polícia e os agentes da segurança do Estado protejam os dirigentes do partido Frelimo, do Governo, os seus bens e outros operativos em intervenções contra trabalhadores e cidadãos que, por vezes, se manifestam exigindo os seus direitos. Foi questionado sobre o que pensa o Governo ao deixar estas entidades do Estado procederem desta maneira.

A RENAMO está também preocupada com os megaprojectos e quis saber se há previsão para a negociação, para que passem a pagar os devidos impostos e para que contribuam na arrecadação de receitas para os cofres do Estado e, por último, questionou os aumentos salariais aprovados pelo Governo que continuam a penalizar os sectores vitais, tais como a agricultura, as pescas, a saúde, a educação e a polícia. Também procurou saber que políticas estão a ser tomadas no âmbito da revisão salarial que leve a igualar os sectores vitais, garante do desenvolvimento do país.

Por seu lado, o MDM questionou as medidas que estão a ser idealizadas no contexto local e regional para a segurança do transporte marítimo na região, tendo em conta a experiência da pirataria que ocorreu na costa moçambicana envolvendo uma das embarcações moçambicanas, as acções que decorrem no sentido de fazer uso das riquezas naturais do país, energia hidroeléctrica e gás natural, para minimizar o impacto da crise energética mundial. Que benefícios ou compensações resultantes do processo de instalação e exploração dos projectos carboníferos implantados recentemente na província de Tete foram destinados às comunidades locais?

Segundo o MDM, o processo de disponibilização de sementes nas zonas rurais tem-se mostrado tardio e nem sempre a tempo de coincidir com o início das campanhas agrícolas. Consta que terá lugar em Novembro na Coreia do Sul o quarto evento de alto nível relacionado com a cooperação Sul-Sul e o desenvolvimento de capacidades, que estratégias foram desenhadas pelo Governo nesse contexto da cooperação e ajuda externa?

Esclarecimentos

Com algumas zonas de penumbra e sem esclarecimentos cabais, as perguntas dos parlamentares mereceram atenção do Governo. Foi o próprio primeiro-ministro que começou por tomar conta do recado, falando do IV Fórum de Alto Nível sobre a Eficácia da Ajuda ao Desenvolvimento a ter lugar de 29 de Novembro a 2 de Dezembro deste ano, em Busan, Coreia do Sul, uma reunião que surge no seguimento da adopção, em 2005, da Declaração de Paris sobre a Eficácia da Ajuda ao Desenvolvimento, na base da qual os países signatários se comprometeram, em parceria, a “empreender acções de longo alcance, monitoráveis, com vista a reformar as modalidades de entrega e de gestão da ajuda”.

Para o Governo, a participação na reunião de Busan deve ser vista no contexto da importância do multilateralismo nas relações internacionais contemporâneas e na necessidade de mobilização de recursos para o desenvolvimento nacional, preconizada na nossa política externa, inserida no contexto do concerto entre as nações, dando a contribuição e aprendendo das experiências dos outros, na busca de soluções para as questões que preocupam o mundo.  “Temos a indicação de que os eventos estão a ser organizados de modo a permitir a participação de representantes do Governo, Parlamento e sociedade civil nos países em desenvolvimento e esperamos que essa venha a ser mais uma oportunidade para todos, em conjunto, elevarmos o bom nome de Moçambique na arena internacional”, disse Aires Ali.

Numa breve alusão aos X Jogos Africanos, o primeiro-ministro apelou para que cada moçambicano mostre aos 53 países que estarão representados aqui o que e como são os moçambicanos e expor as potencialidades do país a todos os níveis.“Os X Jogos Africanos devem ser um factor dinamizador do desporto nacional como devem também servir de factor catalisador da economia nacional, sobretudo das pequenas e médias empresas, através da promoção do artesanato e de outros serviços”, disse. O evento de Setembro vai mobilizar 5 mil pessoas entre atletas, jornalistas, pessoal médico e jornalistas. Em termos de infra-estruturas, o Governo assegurou que a construção de duas piscinas olímpicas, um condomínio de 106 edifícios com 48 apartamentos do tipo 3 e a reabilitação de outras decorre sem sobressaltos. Segundo o ministro da Juventude e Desportos, Pedrito Caetano, depois dos jogos, os apartamentos do condomínio serão vendidos a particulares, para reforçar o parque habitacional do país.

Quanto ao reajuste do salário mínimo, a ministra do Trabalho, Helena Taipo, interveio para reiterar que é aprovado pelo Governo e resulta do consenso alcançado entre as partes, tal como acontece desde 2008, sublinhando que este é apenas um salário de referência abaixo do qual não se deve pagar e o Governo tem a consciência de que está aquém das expectativas. Por tanto, a sua determinação e evolução dependem fundamentalmente da sustentabilidade orçamental, que geralmente não tem sido satisfatória. “Elucidar que no processo de elaboração da política salarial foram auscultadas as associações profissionais das áreas da saúde e educação. Da auscultação resultaram indicações importantes com vista à actualização e consolidação do sistema de carreiras e remuneração”, disse. Assim, segundo aquela responsável, foi aprovado o cenário de política salarial para o período de 2009-2014, tendo como pressuposto o nível de emprego e de crescimento da função pública, onde se prevê, dentre outros, 17.500 novas contratações por ano para os sectores da Educação e da Saúde.

Nas áreas da Educação e da Agricultura, os ministros Zeferino Martins e José Pacheco, respectivamente, falaram dos progressos que cada sector está a registar. Quanto ao acesso ao ensino superior e à melhoria da qualidade, Martins afirmou que tem havido melhorias significativas e um dos indicadores tem sido a provisão do livro escolar e a construção de mais escolas.

Para os dirigentes da Educação, a expansão do ensino secundário resultou no aumento de graduados sedentos de frequentar o ensino superior, o que, por sua vez, acrescentou o número de instituições no país, sendo actualmente 38 estabelecimentos, dos quais 17 públicos, 21 privados. Dessas instituições, 11 são universidades, 18 institutos superiores, 12 academias e quatro institutos politécnicos.

José Pacheco, por seu lado, frisou que é possível o aumento da produtividade buscando e partilhando a ciência, a tecnologia e as boas práticas de cultivo e o melhoramento genético dos animais que está a ser desenvolvido pela investigação agrária e pelos 800 extensionistas públicos que assistem 401467 agricultores e criadores de gado do país.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!