Um estudo desenvolvido pela Vale, companhia mineira de capitais brasileiros, indica uma presença “significativa” de fosfato no distrito de Monapo, na província nortenha de Nampula, segundo Abdul Rasak, vice-ministro dos Recursos Minerais, salientando que aquela firma será responsável pela produção e exportação daquele minério a partir de 2014.
Entretanto, o arranque daquele empreendimento está dependente de um estudo de viabilidade económica do empreendimento para que até finais de 2011 possam iniciar os trabalhos de exploração da mina de Monapo, de acordo com aquele governante, sem, contudo, avançar o volume de investimento a ser aplicado com vista à concretização do projecto.
O potencial mercado do fosfato de Monapo é a indústria química local e mundial bem como geração de fertilizantes de várias unidades produtivas nacionais e para exportação.
Na fase inicial, aquele empreendimento deverá empregar cerca de 50 trabalhadores, na sua maioria residentes naquele distrito, de acordo ainda com Razak.
Refira-se que a Vale está envolvida na exploração do carvão mineral de Moatize, na província de Tete, cuja produção iniciou oficialmente esta semana naquela região.