O Ministério dos Recursos Minerais (MIREM) apurou a “Rock Forage Titanium Lda” como vencedora do concurso público para o desenvolvimento do depósito de areias pesadas de Chibuto, província meridional moçambicana de Gaza, que compreende a extracção, concentração, beneficiação e produção de pigmentos de titânio.
A Rock Forage Titanium Lda é empresa constituída por parceiros moçambicanos e canadianos e está registada em Moçambique.
Segundo um comunicado de imprensa do MIREM recebido, quarta-feira, pela AIM, foi lançado um concurso internacional a 18 de Outubro, tendo sido recebidas e abertas em público, bem como qualificadas, duas propostas, designadamente, a proposta da “MOD Chibuto Sands Bid Consortium”, e a da Rock Forage Titanium Lda.
A avaliação, segundo o comunicado do MIREM, obedeceu os termos de referência estabelecidos e divulgados no âmbito do lançamento do concurso e aos critérios de avaliação anunciados.
Da análise feita pela Comissão de Avaliação, a Rock Forage Titanium Lda foi apurada vencedora do concurso com 712,57 pontos, contra os 400,36 atribuídos ao concorrente MOD Chibuto Sands Bid Consortium.
Nesta conformidade, a empresa vencedora do concurso é a empresa com quem o governo moçambicano vai negociar o acordo de princípios, após o qual será negociado o Contrato Mineiro.