O Barcelona deu um grande passo para eliminar o Shakhtar Donetsk dos quartos de final da Liga dos Campeões, após um golo de Andres Iniesta ter aberto o caminho para uma goleada de 5 x 1 no Camp Nou, esta quarta-feira, nas partida da primeira volta do duelo.
O médio da seleção espanhola aproveitou um erro da defesa ucraniana e balançou as redes logo aos dois minutos, recuperando uma bola perdida para finalizar no canto do guarda-redes.
O lateral brasileiro Daniel Alves, aproveitando passe em profundidade de Iniesta, apareceu por trás da defesa para fazer o segundo, aos 34 minutos, e o defesa Gerard Piqué aumentou para 3 x 0 aos oito minutos da etapa final, com um chute que desviou na defesa.
Yaroslav Rakitskiy deu uma pequena esperança para o Shakhtar e diminuiu o marcador aos 14, mas Seydou Keita precisou de apenas um minuto para acertar um remate no ângulo que restaurou a vantagem dos anfitriões. Xavi fez o quinto gol do Barcelona a quatro minutos do fim após ótima jogada de Daniel Alves, garantindo que o jogo de volta em Donetsk, na próxima semana, seja apenas uma mera formalidade.
Como o Real Madrid goleou o Tottenham por 4 x 0, na terça-feira, também jogando em casa, os dois arquirrivais espanhóis estão praticamente confirmados numa das semifinais da Liga dos Campeões.