Os nossos correspondentes relatam longas filas de pessoas à espera para votar na maioria dos municípios. Em geral as assembleias de voto abriram a horas e têm estado bem organizadas, com apenas problemas menores.
Na cidade da Beira, onde o candidato independente Davis Simango avisara sobre possível intimidação da polícia, o nosso correspondente relata que a polícia estava “praticamente invisível”. Há filas longas e a votação está a decorrer com regularidade.
Mas houve queixas da polícia estar muito perto das assembleias de voto em vários locais, incluindo Lichinga e Xai Xai. Há alguns relatórios de assembleias de voto a abrirem com até 30 minutos de atraso.
Isto normalmente não é grave, mas a chuva e o entusiasmo causaram problemas em Sofala. Na escola primária Agostinho Neto na Beira, quando as 4 assembleias de voto ainda não estavam abertas às 7:20, os eleitores invadiram as salas de aulas da escola, causando dois ferimentos ligeiros.
No Dondo na escola primária Eduardo Mondlane, eleitores ansiosos por sair da chuva forçaram a entrada na sala de aula antes da abertura da assembleia de voto.
Em três municípios em Gaza houve queixas de campanhas nas filas de espera e de material eleitoral nas assembleias de voto.