Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

ADVERTISEMENT

PGN: acampamentos “verdes” para safari já tem vencedores

Quatro empresas foram seleccionadas no âmbito do concurso público internacional para operadores turísticos visando o desenvolvimento de Acampamentos “verdes” para Safaris dentro do Parque Nacional da Gorongosa (PGN), localizado no Centro de Moçambique.

Trata-se das empresas ‘Barra Lodge Lda’, ‘One Africa Limitada’, ‘Nwedzi Investimentos Lda’ e ‘Xivulo Lda’ seleccionadas no âmbito do concurso público internacional promovido conjuntamente pelo Ministério moçambicano do Turismo (MITUR) e o Projecto de Restauração da Gorongosa, segundo Vasco Galante, director de Desenvolvimento Turístico do PGN.

O Parque Nacional da Gorongosa situase na província de Sofala. Os quatro operadores turísticos oferecerão, em breve, alojamentos de luxo, safaris, observação de pássaros, e outras actividades num dos mais espectaculares e históricos cenários de toda a África Austral.

Um conjunto de Licitantes onde se incluíam empresas de Moçambique, África do Sul e Portugal submeteram propostas Técnicas e Financeiras que foram ‘rigorosamente analisadas’ por uma equipa composta por gestores do Parque e observadores do MITUR, tendo sido seleccionados as quatro empresas em referência.

O MITUR e o PRG ‘vão trabalhar conjuntamente com os novos operadores no sentido de desenvolver ainda mais, uma das áreas de maior crescimento turístico de Moçambique’, diz Vasco Galante citado em comunicado de imprensa recebido pela AIM, em Lisboa.

‘Os novos acampamentos e cabanas serão construídas de acordo com as estritas políticas ecológicas do Parque e serão, sem dúvida, das mais “verdes” estruturas turísticas de África e de todo o mundo’, sublinha a fonte.

O MITUR e o Projecto de Restauração da Gorongosa esperam que os vencedores irão trabalhar no sentido de assegurar que todos os projectos obedecerão aos elevados padrões ecológicos do Parque, que protegerão o ecossistema e que criarão empregos nas comunidades locais ao mesmo tempo que estabelecerão uma indústria turística auto-sustentável.

Estas novas instalações turísticas irão complementar as duas, bem sucedidas, operações turísticas já existentes e que têm acolhido turistas e visitantes desde há algum tempo.

Trata-se do Acampamento de Chitengo que oferece cabanas e uma área de campismo e cujos serviços disponíveis incluem uma vasta rede de picadas para safaris, restaurante, piscinas, loja de prendas, zonas de passeio e outras actividades turísticas e do Explore Gorongosa, uma iniciativa privada de ecoturismo que gere luxuosos e exclusivos safaris a pé apoiados por um acampamento de luxuosas tendas concebidas para proporcionar o máximo conforto.

O PGN foi um dos expositores presentes na 23/a edição da Feira Internacional de Turismo de Lisboa (BTL) 2011, que decorreu de 23 a 27 de Fevereiro na capital portuguesa. A BTL é o maior certame do sector turístico em Portugal.

Numa breve conversa com a AIM, em Lisboa, Vasco Galante disse que o PGN vai produzir este ano o segundo documentário sobre a Gorongosa, em colaboração com a ‘National Geographic Television’, depois do grande sucesso do ‘O Paraíso Perdido de África’ (‘Africa’s Lost Eden’).

O documentário ‘O Paraíso Perdido de África’ (‘Africa’s Lost Eden’), realizado pela National Geographic Television, gira em torno do projecto de restauração do Parque Nacional da Gorongosa, uma iniciativa conjunta do Governo de Moçambique e do filantropo norte-americano Greg Carr, mostrando a evolução de diferentes ecossistemas, bem como a fauna bravia do Parque, observável em diferentes períodos do ano.

‘É fácil captar a atenção das pessoas quando se tem um local (turístico) como a Gorongosa’, sublinhou Galante referindose ao crescente número de turistas. De acordo com as estatísticas de visitantes de 2010, O Parque Nacional da Gorongosa está prestes a tornar-se de novo num dos primeiros destinos de ecoturismo em África, tal como acontecia nos anos 60 e 70, quando estrelas de cinema, astronautas e outras celebridades visitavam a Gorongosa.

O número de turistas que visitaram a Gorongosa em 2010 excedeu os 5.500, o que representa um aumento de 20 por cento em relação aos visitantes de 2009.

Este resultado é ainda mais impressionante se “tomarmos em consideração que a Gorongosa é um destino turístico específico e remoto e que as visitas de turistas a África cresceram somente 6 por cento no último ano”,diz o PGN..

Os visitantes internacionais representaram a maioria dos turistas, contudo ‘estamos muito orgulhosos por ver um extraordinário aumento dos turistas Moçambicanos em 2010’, sublinha a fonte.

As visitas de Moçambicanos ao seu Parque Nacional aumentaram 45 por cento no último ano e muitos deles deixaram mensagens de congratulação no Livro de Honra do Parque como forma de comemorar a primeira das que esperamos sejam muitas visitas.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *