Uma fábrica destinada à produção de diferentes tipos de mosaicos está em construção na cidade portuária de Nacala, sendo a primeira de género existente em Moçambique.
Pertencente ao grupo empresarial “Moti Comercial”, a fábrica vai absorver um investimento de cerca de seis milhões de dólares norte-americanos, segundo o administrador do grupo, Rukssat Moti.
Segundo a fonte, esta unidade fabril está a ser construída na zona industrial 2, na saída da estrada que liga as cidades de Nacala e Nampula, e deverá entrar em laboração em 2013.
O projecto foi já aprovado pelo Gabinete das Zonas Económicas de Desenvolvimento Acelerado (GAZEDA), entidade responsável pela promoção e coordenação dos investimentos na Zona Económica Especial de Nacala (ZEE).
A maquinaria a ser instalada no empreendimento será adquirida na Espanha e o valor de investimento avançado pelo administrador do Grupo Moti inclui despesas de compra do equipamento, a construção da fábrica, entre outros afins.
Questionado se a matéria-prima a ser usada no fabrico dos mosaicos estaria assegurada localmente, Rukssat Moti respondeu que, entre 50 a 60 por cento dela, nomeadamente argila branca e vermelha e frespato, será conseguida a 30 quilómetros da cidade de Nacala, numa região onde existe jazigo destes recursos.
Em termos de mercado para os mosaicos, o administrador do grupo precisou que parte do produto será vendido dentro do país e a outra será exportada para alguns países da África Austral.
A fábrica de mosaicos poderá ter um impacto considerável na absorção de mãode- obra local e dar mais ímpeto ao desenvolvimento económico de Nacala- Porto.
Assegurado que está o fabrico de um produto de qualidade, a fábrica de mosaicos será uma mais valia para o público consumidor local, em particular, e do país, em geral, agastado por comprar mosaicos supostamente sem a qualidade desejada.
O Grupo Moti, com uma tradição empresarial já enraizada na cidade de Nacala-Porto, explora, igualmente, a maior frota de transporte rodoviário na região norte de Moçambique, composta por mais de 160 camiões cavalo e 60 viaturas a todo o terreno para serviços de aluguer.