Pelo menos nove pessoas morreram e outras 13 ficaram feridas na sequência de dois acidentes de viação ocorridos ao longo da Estrada Nacional Número Um (EN1) no fim-de-semana na província de Gaza, Sul de Moçambique.
Segundo informações da Polícia moçambicana (PRM) naquela província, três feridos encontram-se em estado grave. A PRM aponta o excesso de velocidade como sendo uma das causas mais prováveis dos referidos acidentes.
Ambos os sinistros ocorreram no distrito de Xai-Xai, um dos quais em Chongoene, envolvendo um autocarro dos Transportes Públicos do Maputo (TPM) e uma viatura privada de transporte de passageiros, vulgo “chapa”, enquanto o segundo deu-se em Chicumbane, como resultado do despiste de uma viatura seguido de capotamento.
Testemunhas oculares contactadas pelo jornal “Notícias” afirmaram que o acidente de Chongoene ocorreu pouco depois das 18.00 horas quando um autocarro dos TPM atropelou mortalmente cinco pessoas que se encontravam numa paragem aguardando pelo transporte para se dirigirem aos seus destinos. Na altura do acidente, o autocarro fazia o percurso Chókwè/Guijá/Xai-Xai.
Segundo Jeremias Langa, das Relações Públicas no Comando Provincial da PRM em Gaza, o autocarro dos TPM terá embatido violentamente contra uma outra viatura privada de transporte de passageiros que se encontrava estacionada na paragem com passageiros a desembarcar.
Suspeita-se ainda que o condutor da empresa TPM dirigia em estado de embriaguez. No segundo acidente, quatro pessoas perderam a vida em Chicumbane em resultado de um acidente de viação do tipo despiste e capotamento registado na madrugada deste Domingo.