A Escola Primária Completa de Micolene, distrito de Monapo, consta entre as mais destacadas no plantio de árvores de sombra e fruta, ao nível daquela região e da provincia de Nampula, em geral.
Segundo informação da Educaçao e Cultura, aquela instituição de ensino beneficiou, em 2006, de fabulosos prémios pela sua efectiva resposta ao Plano Presidencial “Um Aluno , Uma Fruteira”.
De acordo ainda com a mema fonte, em 2010 foram plantadas 506 árvores, por um grupo de mais de 500 alunos da 1ª a 5ª classes, o correspondente a uma percentagem de 98 por cento.
A direcção da escola promete, igualmente, continuar a incrementar a produção escolar para minizar as despesas do Estado e educar as crianças na prática da agricultura.
A escola primária de Micolene, então baptizada pelo nome de Cabo Mussa, foi fundada em 1968 pelos missionários de Carapira. Numa primeira fase lecconava da pré- primária à 2ª classe.
Devido ao conflito armado, foi transferida para a povoação de N’tacaze, e após o Acordo Geral de Paz, em 1992, a instituição voltou à origem, desta vez com o nome de Escola Primária de Micolene.
No presente ano, a escola passou a leccionar as 6ª e 7ª classes, com um efectivo de 655 alunos, distribuidos em 12 turmas e assistidos por igual número de professores.