Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Município implementa projecto de urbanização

O município de Nampula lançou, sábado passado, o grande projecto de urbanização de bairros há muito esperado, que, numa primeira fase, vai abranger um total de doze bairros periféricos considerados, neste momento, muito complicados em termos de ordenamento habitacional, facto que contribui, até certo ponto, para a degradação acelerada das condições ambientais da considerada terceira maior cidade do país.

Na cerimónia que teve lugar na sede do posto administrativo urbano de Muhala Expansão, um dos que serão contemplados na execução da iniciativa, foi explicado que antes da implementação prática da urbanização, serão feitos estudos técnicos sérios e aprofundados das áreas abrangidas bem como de outros pormenores necessários, para que não haja constrangimentos.

Entretanto, um líder comunitário que interveio em representação de outros da cidade de Nampula, disse estar satisfeito por ver concretizado o projecto de urbanização dos bairros da capital provincial, porquanto vai melhorar as condições de habitabilidade dos munícipes.

Porém, apelou para que haja seriedade e, sobretudo, responsabilidade por parte dos implementadores desta iniciativa na resolução de problemas que possam surgir no seio dos moradores que serão abrangidos.

O presidente do Concelho Municipal da cidade de Nampula, Castro Namuaca, que procedeu ao lançamento do referido projecto, disse esperar que todos os munícipes colaborem na sua execução, pois que o objectivo é de criar melhores condições de vida nos bairros. Com os nossos bairros urbanizados teremos casas bem organizadas, estradas melhoradas.

Aliás, em todos os bairros vão chegar carros, para, por exemplo para evacuar doentes, que em muitas das nossas zonas residenciais não é possível fazê-lo neste momento, devido à construção desordenada de casas. Por isso quero apelar que participem na urbanização da cidade, disse.

A urbanização dos bairros da cidade de Nampula implicará a transferência de muitas famílias que há bastante tempo se encontram a viver em zonas consideradas de alto risco, agravando a degradação ambiental, com destaque para a erosão, que já originou grandes ravinas. Para o efeito, já foram definidas algumas zonas de reassentamento das populações que serão contempladas com essa medida.

O projecto de urbanização da cidade de Nampula tem como parceiros, a Associação Nacional dos Municípios de Moçambique (ANAMM), direcção provincial da Coordenação da Acção Ambiental e Millenniun Challange Account (MCA).

E porque se pretende que a sua implementção seja eficiente, o aludido projecto terá um acompanhamento permanente, tendo a respectiva comissão sido apresentada na cerimónia.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!