Ainda não passam três meses que Ernesto Candrinho foi eleito para o cargo de Primeiro Secretário do partido Frelimo na Zambézia. Candrinho sucedeu David Manhancha que foi “corrido” pelo partido devido a vários factores.
Após as eleições há sempre aquele período de ambientação e conhecimento dos dossiers da casa e outro tipo de instrumentos, sabido que Candrinho vem do Comité Distrital de Mocuba, onde desempenhava as funções de Secretário distrital e também dava aulas na escola Secundária Mugeba.
Nos últimos dias Candrinho tem se desdobrado pelos distritos com a finalidade de apresentar-se aos membros dos Comités distritais e outros órgãos do seu partido.
Já passou por vários distritos e já ao chegar em Namacurra, não aguentou. Teve que interromper a visita e ser evacuado de emergência para o Hospital Provincial de Quelimane (HPQ), onde até a manhã desta quinta-feira encontrava-se internado.
Fontes próximas dizem que o Primeiro Secretário da Frelimo sofre de tensão, dai que não terá aguentado continuar com a visita que vinha efectuando.
As mesmas fontes acrescentaram que aquele dirigente máximo da Frelimo na Zambézia, não terá recebido com agrado os diversos casos que afligem aquele partido.
E um dos casos certamente que não deixa sossegado o homem é do Secretário da Organização da Juventude Moçambicana (OJM), onde este recebia salários na escola Industrial e Comercial 1º de Maio em Quelimane.
Todavia, outras fontes, neste caso as próximas do sector de saúde, dizem que a situação de saúde do Primeiro Secretário está controlada.