Ao nível da Província de Sofala, no Centro do País, a Empresa Pública Electricidade de Moçambique – EDM-EP realizou 11.551 novas ligações domiciliárias em 2010, perfazendo um total de 70.732 consumidores de energia eláctrica, contra 60.836 registados em 2009, representando um crescimento de 16.3 por cento.
A informação foi tornada pública esta quarta-feira pelo Substituto Legal do Governador da Província de Sofala, Carvalho Muária, na recepção que ofereceu as personalidades influentes na província por ocasião de fim-de-ano.
Ainda no domínio da energia eléctrica, no seu informe Carvalho Muária referiu-se a expansão da Rede Eléctrica, dando a conhecer a ligação à Rede Nacional do Acampamento Turístico de Chitengo no Parque Nacional da Gorongosa e ainda a Localidade de Púnguè, no mesmo Distrito da Gorongosa.
Referiu-se igualmente da expansão da Rede Nacional de Energia Eléctrica ao Posto Administrativo de Estaquinha e Localidade de Bândua, no Distrito do Búzi, e a Localidade de Casa Nova, em Chibabava.
Muária destacou ainda a expansão da rede eléctrica nos bairros das vilas sedes dos distritos de Nhamatanda, Dondo, Búzi e na Cidade da Beira.
“Foi construída uma nova rede de média tensão para fornecimento de energia no Posto Administrativo de Tica e Localidade de Lamego, em Nhamatanda” – revelou o Substituto Legal do Governador da Província de Sofala.
Ainda no quadro das actividades da EDM-EP neste ponto do País, o governante mencionou que estão em fase conclusiva as obras de electrificação do Posto Administrativo de Nova Sofala e Localidades de Cherimónio, Nhango e Chironda, no Distrito do Búzi, e do Posto Administrativo de Goonda, em Chibabava.
A energia eléctrica é considerada um factor determinante para o desenvolvimento, sobretudo sócio-económico. A expansão da rede eléctrica particularmente no campo permite atrair investimentos e, consequentemente, torna-se num motor de desenvolvimento.
A EDM-EP não tem poupado esforços para responder a essa exigência, daí tem estado a promover numerosos investimentosm em parceria com o Governo e parceiros.