Os países africanos rejeitaram uma declaração conjunta com a União Europeia sobre alterações climáticas, considerando que o documento elaborado pelos europeus não reflecte as prioridades do continente.
De acordo com alguns diplomatas africanos que participam em Tripoli na cimeira UE/África, “o documento foi rejeitado pelos países africanos que consideram que a declaração reflecte, sobretudo, prioridades europeias”.
Um dos diplomatas especificou que esta decisão foi tomada pelos ministros dos Negócios Estrangeiros africanos na véspera da III Cimeira UE-África, que termina hoje em Tripoli, na Líbia.
Outro diplomata afirmou que África tinha a sua “própria posição”, enquanto um membro de uma delegação africana precisou que a declaração era prematura e que os africanos não tiveram tempo para a analisar.
Por seu turno, fonte ligada à União Europeia indicou que a declaração “ainda não está concluída”, acrescentando que a UE vai trabalhar ao longo da cimeira para chegar a um consenso sobre a declaração.