O maratonista detentor de recordes mundiais Haile Gebrselassie reverteu sua decisão de aposentar-se das pistas e vai continuar a correr em competições desportivas. O grande atleta etíope desistiu de participar da maratona de Nova York em 7 de novembro, em função de uma lesão no joelho e imediatamente anunciou seu afastamento do atletismo.
“No sábado, Gebrselassie viajou para Wollega (na Etiópia), onde uma corrida estava acontecendo, e disse que, enquanto tiver saúde, vai continuar a correr,” disse à Reuters o técnico do atleta, Woldemeskel Kostre, falando ao telefone. “Repórteres locais lhe perguntaram, e ele disse que vai continuar a correr.”
Visto como o melhor atleta de longa distância de todos os tempos, depois de quebrar 27 recordes mundiais, Gebrselassie, 37 anos, esteve em Wollega para dar o pontapé inicial da corrida Grande Nekemte, de 10 quilômetros, no domingo.
“Desde que tenha vontade e disposição, ele poderá continuar a correr até os 45,” disse Kostre. “As pessoas aqui o estão incentivando a continuar.”
A televisão etíope divulgou que Gebrselassie disse que continuará a preparar-se para as Olimpíadas de 2012 em Londres. O veterano atleta também anunciou a sua aposentadoria e depois voltou atrás após as Olimpíadas de Atenas, em 2004, quando ficou sem medalhas na corrida de 10 mil metros.
Apelidado de “O Imperador” em Adis Ababa, onde é reverenciado, Gebrselassie levou a medalha de ouro dos 10 mil metros nas Olimpíadas de 1996 e 2000 e conquistou quatro títulos mundiais consecutivos nessa distância.
Ele vem se mostrando igualmente impressionante em maratonas, tendo marcado o recorde mundial de maratona em Berlim, em 2008.