Produtores dos distritos de Murrupula, Muecate e Nacarôa, província de Nampula beneficiam de sementes melhoradas de culturas alimentares estimadas em 15 toneladas. A distribuição daqueles insumos faz parte da estratégia da Visão Mundial de apoio ao plano agrícola de produção de alimentos na campanha 2010/201 recentemente lançada à escala nacional.
Aquela instituição internacional lançou, no início do mês, com o processo de distribuição de 15 toneladas de diversas sementes nos distritos de Nacaroa, Murrupula e Muecate, a potenciais agricultores e associações agrícolas, para a primeira época da campanha agrícola .
Trata-se de variedades de sementes melhoradas de milho matuba, mapira macia, gergelim nikarágua, amendoim nametil, feijão nhemba e feijão holoco.
A quantidade adquirida corresponde à uma área de plantio de cerca de 500 hectares que vai beneficiar, de forma directa, a igual número de agregados familiares.
Como forma de garantir a produção e produtividade, os assistentes de segurança al imentar daquel a organização internacional estão compromet idos em as segurar assistência técnica aos agricultores ao longo de todo o processo, isto é desde a preparação de solos, sementeira, até trabalhos pós-colheita.
O programa de segurança alimentar inclui a promoção de actividades geração de rendimentos, treinamento em matérias relacionadas à gestão de pequenos negócios, assistência técnica aos paravetes, agro-processamento da mandioca para a redução de cianetos, multiplicação terciária e distribuição de estacas de mandiocas, entre outras acções.
Os distritos beneficiários destes projectos são potenciais produtores de mandioca, feijões e amendoim, através dos quais os camponeses conseguem arrecadar somas avultadas em dinheiro, que têm vindo a crescer nos últimos tempos face à procura que dita preços altos.