O Primeiro-Ministro (PM), Aires Ali, exorta os moçambicanos a se engajarem no sucesso dos X Jogos Africanos que se realizam, em Setembro próximo, pela primeira vez no país e vão movimentar um universo de pouco mais de seis mil atletas do continente.
Nos 346 dias que restam até ao início da prova, os moçambicanos, segundo Aires Ali, devem encarnar um espírito patriótico, assumindo-se como donos da festa desportiva pan-africana e que tudo farão para garantir o seu verdadeiro sucesso.
“Não importa agora discutir se recebemos cedo ou tarde os X Jogos Africanos, mas temos que andar e procurar criar uma imagem realística de que os jogos serão um verdadeiro sucesso”, sublinhou Aires Ali.
O PM falava terça-feira, em Maputo, no encontro que manteve com os jornalistas desportivos de vários órgãos de comunicação social, no âmbito da preparação dos jogos africanos, para auscultar e colher experiências, indicar as etapas a seguir e partilhar todo tipo de informação relevante.
No encontro, em que a Comissão Organizadora dos Jogos Africanos (COJA) esteve representada pelo seu presidente, são várias as questões preocupantes, que inquietam a classe jornalística desportiva, desde a própria estratégia de “marketing” ainda numa certa frouxidão, a fraca preparação das selecções que vão representar o país, o ritmo de reabilitação e preparação de infra-estruturas, entre outras.
Aires Ali ouviu e anotou as diversas questões levantadas e sugestões apresentadas, mas prometeu multiplicar os encontros de interacção com os jornalistas desportivos, porque é vontade do Executivo assim como de todos os moçambicanos que os jogos africanos corram de feição.