Um total de 26 pessoas perdeu a vida devido a acidentes de viação registados no território moçambicano durante a semana passada. Segundo indica um relatório do Comando-Geral da Polícia moçambicana (PRM), essas vítimas resultaram de 60 acidentes de viação, também responsáveis por 99 feridos, 40 dos quais em estado grave.
Número considerável destes sinistros resultou de excesso de velocidade, havendo também alguns que foram causados por mudança irregular de direcção, corte de prioridade, ultrapassagem irregular, m’a travessia de peões, entre outras razões.
No âmbito das medidas de prevenção de acidentes de viação, as autoridades fiscalizaram um total de 16.199 viaturas, acto que resultou na aplicação de 3.114 multas a condutores devido a violação de diversas regras de trânsito.
Por outro lado, a Polícia apreendeu um total de 440 cartas de condução, 413 das quais pertencentes a titulares surpreendidos a conduzir com excesso de velocidade. Os outros 27 documentos pertencem a condutores que estavam a conduzir sob efeito do álcool.