Maiores campeões da Inglaterra com 18 títulos cada um, Manchester United e Liverpool fizeram um clássico de tirar o fôlego este domingo na quinta jornada do Campeonato Inglês. E os Diabos Vermelhos levaram a melhor por 3 a 2 graças a três golos do búlgaro Dimitar Berbatov. Gerrard, duas vezes, anotou para os Reds.
Com o resultado, o Manchester chegou aos 11 pontos e mantém-se na terceira posição. Já o Liverpool segue o seu calvário, com apenas cinco pontos, a um da zona de rebaixamento.
Com Nani, Rooney e Berbatov no ataque, o Manchester United começou a partida no estádio de Old Trafford pressionando o Liverpool. Até os nove minutos, os Reds sequer passaram do meio de campo. E, aos 15, veio a primeira grande chances dos Diabos. Após remate de Rooney, a bola sobrou para Nani que, em frente a baliza, rematou feio e mandou para fora.
O Liverpool só foi incomodar aos 24, com Glen Johnson num remate de fora da área com perigo. Apesar do susto, a equipa de Sir Alex Ferguson seguiu impondo seu ritmo e, merecidamente, abriu o placar aos 41 minutos. Após cobrança de canto do veterano Ryan Giggs, o búlgaro Berbatov aproveitou a fraca marcação de Fernando Torres e cabeceou para o fundo das redes. No minuto seguinte, Rooney, que fazia boa partida, quase ampliou num potente remate na altura da meia lua.
Mesmo após o intervalo, o Manchester não desanimou e continuou com o total controle das ações. Aos dez, Nani carimbou a trave de Pepe Reina. E não demorou muito para os Diabos Vermelhos chegarem ao segundo gol. E que golo. Após cruzamento da direita, o Berbatov dominou e, com estilo, colocou no ângulo aos 13.
O Liverpool não se abateu com o segundo golo sofrido e partiu para cima do arquirrival. Aos 17, o espanhol Fernando Torres deu um corte seco em Evans e acabou sofrendo pênalti. Na cobrança, Gerrard bateu sem chances para Van der Sar, diminuiu o marcador e incendiou a partida. Empolgados, os jogadores dos Reds seguiram pressionando.
Aos 24, o lateral-direito O´Shea derrubou Fernando Torres na entrada da área. Gerrard, esperto, aproveitou um buraco na barreira e arrematou. Van der Sar, vencido no lance, nada pode fazer. 2 a 2.
Com a igualdade no marcador, ambas equipes lançaram-se ao ataque proporcionando lances de perigo a quase todo instante. O´Shea, numa das raras vezes que apoiou, cruzou na cabeça de Berbatov que, de cabeça, anotou aos 37 o seu sexto golo no Campeonato Inglês – artilheiro isolado, e decretou a vitória 70ª dos anfitriões sobre o Liverpool na história .
Jogando em casa, o Chelsea passou por cima do Blackpool por 4 a 0 e segue na liderança isolada do Campeonato Inglês com 15 pontos (100% de aproveitamento). E o detalhe é que o clube londrino, que atuou em Stamford Bridge e contou com o médio Ramires como titular, só precisou de 45 minutos para bater o adversário: todos os golos (marcados por Drogba, Kalou e Malouda, duas vezes) aconteceram no primeiro tempo.
Confira os resultados da quinta jornada do Campeonato Inglês:
Stoke 1 x 1 West Ham
Aston Villa 1 x 1 Bolton
Blackburn 1 x 1 Fulham
Everton 0 x 1 Newcastle
Tottenham 3 x 1 Wolverhampton
West Brom 3 x 1 Birmingham
Sunderland 1 x 1 Arsenal
Manchester United 3 x 2 Liverpool
Wigan 0 x 2 Manchester City
Chelsea 4 x 0 Blackpool