Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

NAEM premeia jovens empreendedores

NAEM premeia jovens empreendedores

O Núcleo Empreendedor de Moçambique (NAEM) premiou, com bolsas de estudo e estágios profissionais, nesta terça-feira, projectos de jovens, para facilitar a “divulgação” e “financiamento” dos mesmos. Ao todo, vão ser apresentados 31 projectos – menos dois do que o número inicialmente previsto – por 34 jovens, com idades compreendidas entre os 17 e os 35 anos, de diversas áreas de estudo e formação, sendo que alguns já estão a trabalhar nos respectivos projectos.

Na categoria de projectos pré-universitários e de nível superior foram premiados seis projectos, sendo três por categoria. Por fim, na categoria que se previa ser do nível técnico-profissional, tendo o júri constatado que nenhum dos projectos preenchia os requisitos necessários para concorrer institui-se a categoria de Projecto-revelação. Nesta foram positivamente qualificados quatro projectos tendo-se se chamado primeiro a jovem estudante Lídia Jorge para receber o prémio referente ao quarto lugar com o projecto de auto-emprego de ensino de francês, para depois seguir, na terceira posição, com o projecto “Organização de Construção” veio o estudante de engenharia, Nélio Sitoe.

Estes jovens foram premiados com um estágio pré-profissional para Nélio Sitoe e uma bolsa de estudo na UP para o curso de Francês (independentemente dos resultados dos exames de admissão) para Lídia Jorge. Na primeira e segunda ficaram os projectos intitulados “Montagem de uma lavandaria” e “Gestão de uma escola privada”, cujos elaboradores tiveram bolsa de estudo no Megaformar e na Tecnicol respectivamente.

A presidente do Júri, a economista Mequelina Meneses, reconheceu a capacidade que os jovens têm para inovar pela iniciativa e pela dinâmica que lhes adjectiva. Relativamente à selecção dos projectos, Meneses sublinhou que todos projectos foram bem pensados para dizer que “não significa que os projectos que não foram premiados, não é porque não têm pernas para andar, mas devem ser ainda mais trabalhados. Que não desistam, não é o fim. Alguns projectos podem falhar ao longo do tempo, mas outros não e nós fizemos o máximo para escolher os que mesmo com o corroer do tempo não falharão”.

Classificação na categoria de jovens com o Nível Pré-Universitário:

PRIMEIRO CLASSIFICADO- Faife Francisco Faife, tem 18 anos de idade, é estudante da 11ª Classe da Escola Secundária da Matola, e o seu projecto tinha como tema “Alfaiataria”.

SEGUNDO CLASSIFICADO- Joaquim João de Deus Malate, tem 22 anos de idade, é estudante da 12ª Classe; Naite Marcos Jacinto Umbure, tem 34 anos de idade, é estudante do 5º de licenciatura em economia na Universidade Eduardo Mondlane. O projecto deles tinha como tema “Abertura de Estaleiros Comerciais em Zonas Emergentes”.

TERCEIRO CLASSIFICADO- Édipo Bernardo Xavier, tem 18 anos de idade, é estudante da 12ª Classe na Escola Secundária de Lhanguene. O seu projecto tinha como tema “Inovation Universal Scientists Filiasao”.

Classificação na categoria de jovens com o Nível Superior:

PRIMEIRO CLASSIFICADO- Minaxi Felismina Chaúque, tem 25 anos de idade, está a frequentar o curso de licenciatura em Engenharia Ambiental na Universidade Técnica de Moçambique (UDM); Nelsa Mualeite- tem 22 de idade, está a frequentar o curso de licenciatura em Engenharia Ambiental na Universidade Técnica de Moçambique (UDM). O projecto delas tinha como tema tema “NM Reciclagem”.

SEGUNDO CLASSIFICADO- Virgílio Ernesto Matusse, tem 25 anos de idade, é estudante do 4º ano de licenciatura em Planificação e Administração Escolar (PAGE) na Universidade Pedagógica. O seu projecto tinha como tema “Educação Pré-Escolar”

TERCEIRO CLASSIFICADO- Eugénia Crizalda Silvano Langa, tem 23 anos de idade, é estudante do 3º ano do Curso de Licenciatura em Engenharia Civil na Universidade Politécnica. O seu projecto tinha como tema “Apresentação de um Site na Internet”.

Classificação na categoria de Projectos “Revelação”:

PRIMEIRO CLASSIFICADO- Ercília Filipe Chiluvane, tem 24 anos de idade, é estudante do 4º ano de licenciatura em Contabilidade e Auditoria. O seu projecto tinha como tema “Montagem de uma Lavandaria”.

SEGUNDO CLASSIFICADO- Eurídice Chacha, tem 20 anos de idade, é estudante do 3º ano do curso de licenciatura em Engenharia Informática e Telecomunicações no Instituto Superior de Transportes e Comunicações (ISUTC. O seu projecto tinha como tema “Gestão de uma Escola Privada”.

TERCEIRO CLASSIFICADO- Nélio Manuel Sitoe, tem 25 anos de idade, é estudante do 4º ano de licenciatura em Arquitectura. O seu projecto tinha como tema “Organização de Construção”.

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts