Enfim terminou a novela da contratação, recontratação neste caso, do selecionador nacional de futebol. Na manhã desta sexta-feira o Ministro da Juventude e Desportos confirmou que Martinus Ignatius “Mart” Nooij” será o treinador dos Mambas durante os próximos quatro anos e começa a trabalhar já no próximo dia 1 de Julho.
Despedido a 31 de Janeiro, depois de haver conduzido a nossa seleção nacional a uma participação pouco honrosa do Campeonato Africano das Nações, CAN, Mart regressa depois de vários meses de negociações que tiveram na sua remuneração o factor de maior debate. O selecionador irá auferir, depois de assinado o novo contrato, 15 mil dólares americanos, já sem impostos, e terá direito a viatura de afectação com combustível. Mart tem como missão levar os Mambas novamente ao CAN em 2012 e lutar pela primeira presença de Moçambique num Mundial de futebol em 2014.
O relacionamento entre Mart e a Federação Moçambicana de Futebol, FMF, particularmente com o seu Presidente Feizal Sidat, que desde a derrota contra a Nigéria no CAN de Angola azedaram parecem finalmente resolvidas, pelo menos formalmente, a julgar pelo pronunciamento do homem forte da FMF que no acto realizado esta manhã deu o seu “aval” ao regresso do holandês à frente dos Mambas.
Não é ainda conhecida a equipe técnica que vai trabalhar com Mart mas, uma das suas responsabilidades, passa por sugerir os seus adjuntos que deverão ser aprovados pela FMF.
A confirmação de Mart Nooij acontece dias depois da empresa HCB haver rubricado um protocolo com o Ministério da Juventude e Desporto por forma a garantir o pagamento do salário do selecionador nacional nos próximos dois anos.