A Toyota anunciou esta terça-feira um recall mundial para 34 mil veículos com problemas de estabilidade e tendência a sair de traseira em curvas em alta velocidade. O recall envolve 9.400 Lexus GX 460, cujo chamado foi feito na segunda-feira nos Estados Unidos, outros mil veículos do mesmo tipo vendidos na Rússia e mais mil negociados em Omã.
No total, 13.000 GX 460, um modelo de luxo, estão na convocação. Toyota também vai revisar 21.000 Land Cruiser Prado, sendo 4.400 em Omã, 4.000 na Rússia e 1.500 nos Emirados Árabes Unidos.
O grupo confirmou à AFP que 7.500 Land Cruiser Prado e Lexus GX 460 incluídos no recall de segunda-feira na Europa fazem parte dos 34 mil veículos convocados à revisão. Nesta segunda-feira, a montadora japonesa anunciou o recall de todos os veículos GX 460 do ano 2010 da marca Lexus nos Estados Unidos. O recall ocorre seis dias após uma revista especializada americana publicar testes revelando a falta de estabilidade nos veículos envolvidos.
A maior montadora do globo já realiza um recall em massa de 9 milhões de veículos no mundo todo devido a problemas no acelerador ou no sistema de freios. Nesta segunda-feira, a empresa japonesa informou que pagará uma multa recorde de 16,375 milhões de dólares por ter demorado em informar Washington dos problemas de aceleração de seus veículos. Trata-se da maior multa civil aplicada contra um fabricante de automóveis promovida por autoridades dos Estados Unidos.