Olá Tina. Sou Maura(1) tenho 20 anos. Tenho 5 meses de gravidez, tenho corrimento um pouco amarelado, sinto ardor na vagina depois de fazer sexo, e comichão. Tomei comprimidos, apanhei injecção mas não passou! Gostaria de saber se não vou prejudicar o meu filho? Peço para me responder. Beijos
Olá Maura! No princípio da minha gravidez eu julguei que estaria isenta das complicações de saúde que muitas mulheres não-grávidas passam. Espantei-me quando tive a primeira crise de corrimento e fiquei a saber que é normal que as mulheres grávidas também apanhem corrimento, fungos vaginais ou ITSs.
O teu canal vaginal sofre algumas alterações durante a gravidez, talvez em preparação para a passagem do bebe. Ele fica mais húmido, e torna-se um ambiente propício para o surgimento de fungos como a candidíase. Na verdade, o tratamento de certas doenças durante a gravidez pode ser um pouco difícil porque os médicos tentam ao máximo evitar dar medicamentos que possam prejudicar a saúde do feto. Assim sendo, só podes continuar a insistir com o mesmo tratamento até que os fungos, ou o corrimento desapareça.
Quanto ao teu feto, posso tranquilizar-te que o corrimento não vai entrar no útero. Entretanto, há casos de ITSs ou fundos que alteram tanto o canal vaginal que pode provocar a abertura precoce da bolsa. Mas isto é raro. O que pode acontecer é que durante o trabalho de parto vaginal, se for um ITSs, ela pode contaminar o teu bebê. Por isso, não desistas de fazer o tratamento. Insiste e pede o teu companheiro para faze-lo contigo. Enquanto fazem o tratamento e durante o resto da gravidez sugiro que usem o preservativo, por forma a evitar que o corrimento volte.
(1)Mudamos o teu nome