A embaixadora dos Estados Unidos da América, em Moçambique, Leslie Rowe, procede esta tarde, na cidade de Nampula, a atribuição de certificados a 26 estudantes da Universidade Lúrio (UniLúrio) que beneficiaram de bolsas de estudo financiados por aquele país.
De acordo com Jorge Ferrão, Reitor daquele estabelecimento de ensino superior, os referidos estudantes foram seleccionados através de quatro critérios, designadamente bom comportamento, melhores notas, desenvolvimento de trabalhos de pesquisa e nunca ter reprovado. Ferrão disse que a parceria entre a sua instituição e a Embaixada dos Estados Unidos da América data desde a criação da Unilúrio em 2008, através de apoio ao processo de ensino.
Em 2008, a embaixada americana desembolsou 35 mil dólares americanos para bolsas de estudo na Universidade Lúrio, valor que aumentou no ano passado para 95 mil dólares Refira-se que o governo financia em 91 por cento, enquanto os Estados Unidos da América, com 8 por cento e a empresa Caminhos de Ferro de Moçambique, com 1 por cento, para formação superior nas especialidades de medicina geral, medicina dentária, nutrição e optometria.