Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Roubos e violações sexuais multiplicam-se

Bandidos armados que alguns sectores policiais acreditam ser fugitivos da chamada cadeia de máxima segurança de Moçambique, mais conhecida por BO, montada nos arredores de Maputo, estão a semear terror em algumas regiões do Sul do país, com maior incidência para a turística província de Inhambane, onde já foram reportados vários roubos e violações sexuais de mulheres.

Avaliações da Polícia da República de Moçambique (PRM) estimam em cerca de 75 mil randes (aproximadamente 300 mil meticais) o espólio de um só dia de “actividade” – 5 de Abril corrente –, em que bandidos “visitaram” o lodge Kanda, algures em Zavala, pertencente a um investidor sul-africano, onde roubaram e violaram algumas mulheres, maioritariamente estrangeiras, sob ameaça de armas de fogo.

Segundo Pedro Cossa, porta-voz do Comando- Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), os assaltantes, em número total não especificado (fonte policial de Inhambane acredita atingir uma dúzia), têm igualmente roubado viaturas nas suas incursões, situação considerada “uma autêntica ameaça à economia moçambicana, pois os assaltados vêm pagando regularmente os seus impostos ao Estado e não merecem este tipo de situações”.

Esta ameaça é ainda acrescida quando se sabe que o sector do Turismo está a ganhar espaço e o seu contributo para os cofres do estado cresce de ano para ano. Rubi Falando no briefing semanal à “media” em Maputo, Cossa revelou que ao longo da semana finda foram detidos dois estrangeiros (um do Mali e outro da Guiné- Conacry) acusados de roubo de 617 quilogramas de rubi, algures na província nortenha de Nampula.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!