Os residentes da localidade de Ntemangau, distrito de Changara, província central de Tete, denunciaram a impunidade dos ladrões de gado bovino, que, nos últimos tempos, têm aumentado as suas incursões roubando animais criados na base de sacrifício.
A denúncia foi feita pelos residentes de Ntemangau, durante o comício que o Presidente moçambicano, Armando Guebuza, orientou naquela localidade e que marcou o início da Presidência Aberta, que o levará a escalar além de Changara os distritos de Moatize, Songo, Macanga e Tsangano. Os residentes, que não especificaram o número total de bovinos roubados, se queixam das incursões de salteadores, que, muitas vezes, são surpreendidos na posse de cabeças e, na sequência disso, detidos e entregues as autoridades policiais.
Na ocasião, foram apontados casos de criadores que chegaram a perder quase metade do seu gado devido a acção dos ladroes. Curiosamente, as viaturas usadas pelos ladrões de gado para as suas incursões, quando capturadas e entregues à Polícia juntamente com os seus ocupantes, estas são reclamadas e devolvidas aos respectivos proprietários, facto que não acontece com o gado.
Num caso mais recente, os ladrões surpreendidos na posse de gado bovino foram capturados pelos residentes e entregues as autoridades. O suposto proprietário da viatura usada no crime apareceu a reclamar a sua devolução, vontade que não se consumou dada a resistência da população que exigia, em troca, todas as cabeças roubadas.
O suposto proprietário tratou de contactar o comando provincial na cidade de Tete que, fazendo uso dos poderes de que foi investido, ordenou a devolução imediata da viatura ao seu dono, sem, no entanto, dar qualquer explicação sobre o paradeiro do gado roubado.
A decisão enfureceu sobremaneira os criadores de Ntemangau que se viram desprovidos de um bem de valor preponderante nas suas vidas, dado que fornece a proteína animal em tempos de seca, altura em que a agricultura pouco ou nada rende para a subsistência das populações. Armando Guebuza, que não prometeu soluções milagrosas para os vários problemas que inquietam os residentes da localidade, disse apenas que todas as preocupações levantadas no comício merecerão o tratamento devido, com vista a garantir o bem-estar dos criadores daquele pacato lugarejo.
O estadista moçambicano aproveitou a ocasião para agradecer a todos aqueles que votaram na Frelimo e no candidato, neste caso ele próprio, e prometeu estar sempre ao lado dos que depositam confiança nele na busca de mais soluções para os problemas prevalecentes.