Rui Benjamim Mateus, indivíduo que, na manhã de segunda-feira, tentou roubar uma viatura, da marca Land Cruiser, ao serviço da Sala das Operações do Comando provincial de Policia da República de Moçambique, em Nampula, já está em liberdade, por se tratar de um doente mental.
Segundo Orlando Mudumane, porta-voz da PRM, das diligências efectuadas pela corporação no sentido de apurar as motivações que levaram tal indivíduo a levar o carro da policia, dão conta que o indivíduo sofre de doenças psíquicos há bastante tempo.
De acordo ainda com a fonte, a doença do Rui Mateus, havia sido antes sido reportada à policia, via telefónica, por uma das suas irmãs, residente em Maputo e por sinal, agente da força de intervenção rápida, depois de ela ter tomado conhecimento do sucedido. Mateus, que possui carta de condução, encontrou a viatura da policia estacionada no Hospital Central de Nampula, com o motor em funcionamento.
A policia levava aos serviços de urgência um suposto criminoso que acabava de ser espancado por populares, por alegada tentativa de roubo de uma motoriza, numa residência no bairro de Mutomote, arredores da cidade de Nampula.
Esta versão policial, contrasta a de uma fonte hospitalar que dá conta que quem tentou roubar a viatura foi o suposto criminoso que foi recapturado depois do acidente.