Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Camponeses amealham mais de seis milhoes de dolares

Mais de 6,75 milhões de dólares americanos, constitui o valor global amealhado pelos produtores de Gergelim do sector familiar no país, resultantes da venda de Dez mil toneladas daquele produto aos mercados externos, preferencialmente europeus e asiáticos.

A “Export Marketing”, empresa envolvida na comercialização daquela oleaginosa, adquiriu 10 mil toneladas, 7 mil das quais correspondem à produção da província de Nampula, o que pressupõe que 70 por cento do valor ficou nos bolsos dos produtores daquela região.

Na província de Nampula, os potenciais produtores de Gergelim são os distritos de Monapo, Mogovolas, Mogincual, Angoche, Nacala-avelha, Murrupula e Moma, envolvendo mais de 1 milhão de produtores.

Como forma de potenciar os produtores em capacidade de produção, melhoria de qualidade e acesso aos mercados, a SNV, uma organização não-governamental holandesa virada para o desenvolvimento, tem estado a providenciar assistência técnica gratuita na identificação e promoção de cadeias de valores para os produtores de oleaginosas, hortícolas, entre outras áreas como é o caso do turismo.

É neste âmbito que a SNV está a trabalhar com aquela exportadora para celebração de um memorando de entendimento, que visa fazer com que os camponeses produtores de Gergelim tenham um mercado assegurado para colocação do seu produto e a Export Marketing, uma fonte segura de fornecimento.

De referir que, recentemente, aquela empresa instalou na cidade portuária de Nacala a primeira unidade processamento de 30 toneladas de Gergelim por dia.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!