Estêvão Matsinhe fez soar o apito inicial, no campo do Maxaquene na Machava, dando início a temporada 2010 do Campeonado Nacional de Futebol de Moçambique. Os anfitriões, Maxaquene, venceram e Ferroviário de Pemba pela marca mínima, 1-0, num jogo fraco e com ambas equipas ainda a procura da sua melhor forma.
A jornada inaugural do Moçambola ficará incompleta devido à participação do Ferroviário de Maputo e do Costa do Sol nas Afrotaças, que ditou o adiamento dos seus embates diante do Vilankulo FC e da HCB de Songo, respectivamente.
Este domingo jogam-se mais quatro partidas com a Liga Muçulmana a receber, no seu novo campo na Matola, o Textáfrica de Chimoio. Ainda na província do Maputo e no, também, estreante Estádio do Olympáfrica, pertença do Comité Olímpico de Moçambique, o Atlético Muçulmano terá pela frente o novo primodivisionário Sporting da Beira.
No centro do país, no Chiveve, o início do Moçambola-2010 será vivido na Manga, onde o Ferroviário da Beira enfrentará o Matchedje. Apesar de não possuir nenhum representante na prova, a província de Nampula receberá no Estádio 25 de Junho o o jogo entre o FC Lichinga e o Desportivo.