Moçambique vai participar em duas feiras, antes do mundial de futebol na África do Sul, visando atrair turistas que se deslocarão àquela País para ver os jogos, disse à macauhub em Maputo uma fonte do Instituto Nacional de Turismo (Inatur).
Assim, uma delegação de operadores turísticos moçambicanos participa de 10 a 14 do presente mês na Feira de Turismo de Berlin, na Alemanha (ITB, na sigla em inglês) e uma outra delegação estará presente na feira de Indaba, na vizinha África do Sul, a ter lugar entre os dia 8 e 11 de Maio.
Uma fonte do Inatur disse à macauhub que, tal como aconteceu nas feiras de Lisboa, em Portugal, e de Madrid, em Espanha, a delegação que se deslocará à Alemanha, a ser chefiada por Katia Momade, directora de marketing daquela instituição, centrará a sua actividade na apresentação de oportunidades de investimento no sector do turismo. Na feira de Berlim será, de novo, exibido o filme sobre o Parque Nacional de Gorongosa, produzido pelo canal norte-americano National Geographic.
Moçambique pretende captar dez por cento de turistas que se vão deslocar à África do Sul para ver o mundial de futebol. Este ano Mocambique já esteve representado na Bolsa de Turismo de Lisboa (Portugal), Fitur (Madrid, Espanha) e World Travel Market (Londres), prevendo-se que participe em outras tantas, incluindo a China. O turismo contribui com 2,5 por cento para o Produto Interno Bruto e o objectivo do governo é de que essa participação suba para 4 por cento.
Sobre o Filme “Africa’s Lost Eden”, uma produção da National Geographic que conta a história do Projecto de Restauração do Parque Nacional da Gorongosa, sabe-se que participou no Festival de Filmes de Turismo de Berlim, considerado o maior festival de filmes deste género. Informações disponíveis indicam que o filme sobre a Gorongosa foi premiado e no dia 11 de Março, amanha, quando o prémio for atribuído ficar-se-a a saber a “cor” do prémio, entre Ouro, Prata e Bronze.