Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Jogos africanos custam mais de 100 milhões de USD

A 10ª edição dos Jogos Africanos que terá lugar em Setembro de 2011, pela primeira vez em Moçambique, está avaliada em pouco mais de 100 milhões de dólares norteamericanos (USD).

Deste valor, 60 milhões de USD destinam-se essencialmente as actividades inseridas na planificação, preparação e até a realização dos jogos que vão juntar, em Maputo, cerca de 6.500 atletas a competirem em 24 modalidades diferentes, algumas sobejamente conhecidas e outras quase desconhecidas. Trata-se do andebol, atletismo, “badminton”, basquetebol, boxe, canoagem, ciclismo, futebol, ginástica, judo, karate, “netbol”, remo, triatlo, ténis, vela, e voleibol, só para citar alguns exemplos.

A reabilitação das infraestruturas desportivas já existentes em Maputo, mas devendo ser requintadas, como é o caso dos pavilhões gimnodesportivos, campos, piscinas e muitas outras, está avaliada em cerca de 50 milhões de dólares. Esta informação foi revelada no encontro havido na quinta-feira, em Maputo, no Gabinete do Primeiro-Ministro, Aires Ali, com a Comissão Organizadora dos Jogos Africanos (COJA) e o empresariado nacional para apreciar a proposta dos jogos e as oportunidades do evento que arrastará entre nove a dez mil pessoas, desde atletas, delegados e convidados dos 53 países do continente.

A proposta suscitou o interesse do empresariado moçambicano que manifestou o desejo de saber mais no tocante a componente de retorno financeiro. Segundo a COJA, cada três dólares investidos a margem de retorno é de um dólar. A Comissão Organizadora dos Jogos africanos renovou o seu apelo ao empresariado para garantir o sucesso e o prestígio de Moçambique, afirmando que os “Jogos Olímpicos” de África vão, sem a menor sombra de dúvida, catapultar o nome do país para um patamar muito alto.

Os Jogos Africanos, a serem disputados em Maputo, Matola, Bilene e Chidenguele, estes dois últimos na província meridional de Gaza, serão vistos nos quatro quadrantes do mundo, por via das televisões e internet e o nome do país entrará na rota dos eventos multidesportivos internacionais e fará história. Aliás, os vencedores das modalidades olímpicas ficam automaticamente qualificados para os próximos Jogos Olímpicos ‘Londres 2012’.

Refira-se que a primeira participação de Moçambique nos jogos africanos aconteceu na edição de 1987, no Quénia, tendo conseguido sete medalhas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts