O Hospital Militar da Beira, província central de Sofala, está em condições de realizar melhores análises, mercê da entrega hoje, naquele ponto do país, do laboratório reabilitado daquela unidade sanitária, que contou com a presença do Ministro da Defesa, Filipe Nyussi.
O laboratório daquele hospital foi equipado com um microscópio de alta resolução, aparelhos para análises de hemogramas, bioquímica e ionogramas – electrólitos: Sódio e Potássio (Analisador PLUS Na/K/Cl Easylyte), entre outros materiais.
Segundo um comunicado de imprensa da embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) recebido, hoje, pela AIM, o governo norte-americano equipou o laboratório, com fundos do seu programa “Foreign Military Financing” (FMF), tendo sido dotado com todo o material necessário para o funcionamento de um laboratório moderno.
O hospital servirá, segundo o comunicado, não só as Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), mas também a população em geral. De referir ainda que o Hospital foi parcialmente reabilitado pela Health Alliance International (HAI), com financiamento do Governo dos E.U.A. através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID).