Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique com taxa de crédito mal parado mais baixa da SADC

Moçambique possui a taxa mais baixa de crédito malparado a nível do universo dos 15 países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) que ronda nos 20%, em média global. 

Segundo o governador do Banco de Moçambique, Ernesto Gove, Moçambique tem menos 3% da taxa média do crédito malparado, tendo, em Junho de 2009, se situado nos 2,2%, contra dois pontos percentuais de Março passado e 1,95%, nos finais de 2008.

Em 2007, Moçambique teve a taxa de crédito malparado de 2,6%, contra 3,3% de 2006, “o que confirma que, efectivamente, temos tido taxas das mais baixas da região, como corolário do excelente trabalho que estamos a realizar no sentido de não haver falta de pagamento do crédito concedido”, realçou Gove, falando para uma falange de operadores do sector bancário membros da Associação Moçambicana de Bancos (AMB).

Entretanto, dados do BM indicam que o saldo do endividamento do sector privado junto do sistema bancário, até Setembro de 2009, aumentou em 16 307,7 milhões de meticais, o correspondente a uma variação acumulada de 36,2%, para 61 350,8 milhões de meticais. Em termos comparativos, a expansão acumulada do crédito à economia, nos primeiros nove meses do ano passado, excedeu à observada no período homólogo de 2008, em 11%.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts