Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Bancos cobrem somente 51 distritos

De acordo com o mais recente Comunicado do Banco de Moçambique (BM) que resume a evolução dos principais indicadores da conjuntura económica e financeira interna e internacional, no período de 1 a 15 de Fevereiro de 2010, dos 128 distritos que o País tem, somente 51 são cobertos pelo sistema bancário, representando uma taxa de abrangência de 39.8 por cento e um défice de aproximadamente sessenta por cento, o correspondente a 77 distritos.

Nos 51 distritos cobertos pela banca funcionam 65 balcões do total de 352 que existem nas dez províncias incluindo a Cidade de Maputo, significando que as dez capitais provinciais sozinhas concentram 81 por cento do universo de balcões. A região Centro é que tem maior número de distritos com cobertura bancária, um total de 22, seguida da região Sul com 19 e por último Norte com 10.

A Província da Zambézia, na Região Centro, é que possui maior número de distritos cobertos pela banca, um total de oito, e Niassa é que tem menos, somente dois. Sofala tem seis e Maputo sete. No entanto, a Região Sul é que possui maior número de balcões, um total de 33, acima de metade do universo global de 65.

A Região Centro tem menos dez, ou seja, 23, e a Região Sul tem apenas nove. Por províncias, Inhambane lidera com 12 balcões ao nível dos distritos, seguida de Gaza com 11 e Maputo com dez. Sofala tem sete em seis distritos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!