Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Manica exporta capim elefante para Dubai

A província de Manica, na zona centro de Moçambique vai exportar, a partir do corrente ano, capim elefante para Dubai, no continente Asiático. Para o efeito, a empresa “Vale Of Mark”, de capitais mistos moçambicanosbritânicos já está a implementar no posto administrativo de Serra-Choa, no distrito de Báruè, em Manica, um projecto pioneiro de produção do capim elefante e respectiva semente.

António Vieira, um dos sócios da contraparte moçambicana, citado pelo matutino “Noticias” na sua edição deste sábado, explicou que já foram semeados 560 hectares de capim elefante, cuja semente foi importada da República da África do Sul.

Este projecto decorre em simultâneo com o da produção da macadâmia, uma fruta cuja amêndoa é um dos ingredientes no fabrico de chocolate. Vieira informou, sem avançar detalhes, que o produto será exportado em fardos de 150 quilogramas a uma preço que varia de seis a oito dólares por quilo e destina-se, entre outros fins, para alimentação de cavalos e gado leiteiro.

Na primeira operação de exportação a ter lugar ainda este ano, a Vale Of Mark projecta vender àquele país asiático 30 a 150 toneladas deste capim e respectiva semente por ano. O interlocutor explicou que para além de capim elefante, que é considerado negócio secundário, a Vale Of Mark dedica-se, igualmente, à produção de macadâmia numa área de 570 hectares, na qual já investiu 2.5 milhões de dólares norte-americanos de um total de quatro milhões de dólares disponíveis.

Quando a empresa atingir a sua capacidade máxima de produção, que está condicionada a concessão de mais terras, deverá ocupar uma área de mil hectares. Assim, a firma projecta exportar mensalmente a partir de 2014 para África do Sul e Europa, cerca de 800 toneladas de macadâmia, a razão de dois dólares por quilo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts