O maior produtor africano de açúcar, Illovo Sugar, com negócios em Moçambique, projecta investir cerca de 782 milhões de dólares nos próximos cinco anos para impulsionar a produção de açúcar em África.
Segundo “Business Day”, jornal sul-africano, a produção do açúcar aumentará para 2.5 a 2.7 milhões de toneladas contra os actuais 1,7 milhões. Citando Director Graham Clark, o jornal disse ainda que a companhia estabeleceu a meta de 20 por cento de retorno dos seus investimentos para atingir a expansão.
Illovo, uma unidade da Associated British Foods, o maior produtor africano do adoçante, também pretende racionalizar as suas operações na África do Sul devido a uma redução de terras disponíveis para produção da cana-de-açúcar, disse o jornal.
Illovo Sugar é líder global na produção de açúcar e um importante fabricante de produtos relacionados. A empresa está presente em seis países africanos, incluindo Moçambique, representada em 76 por cento na Açucareira da Maragra, localizada no distrito da Manhiça a 78 quilómetros da cidade de Maputo, sul do país.