Os Parlamentos moçambicano e italiano deverão criar uma liga parlamentar de amizade, como forma de fortalecer as excelentes relações de cooperação entre os dois países. O facto foi tornado público esta segunda-feira pela Presidente da Assembleia da República (AR), o Parlamento moçambicano, Verónica Macamo, momentos depois de ter se reunido, num encontro de cortesia, com o Embaixador italiano em Maputo, Carlo Lo Cascio.
Macamo explicou que antes de se avançar para a criação da liga os dois Parlamentos vão se reunir para deliberar sobre de que forma a liga vai funcionar. “Ficamos felizes com as conversações que efectuamos já que o Embaixador italiano reiterou a disponibilidade do seu país em continuar a apoiar o desenvolvimento de Moçambique, não apenas na área parlamentar”, disse, por outro lado, a Presidente da AR.
Por seu turno, Lo Cascio confirmou que as partes acordaram em criar a Liga de Amizade, clarificando que, antes disso, um grupo de parlamentares italianos visitara Moçambique para, entre outras questões, concluir-se acertos sobre esta iniciativa. Quanto a cooperação bilateral, o diplomata italiano sublinhou que “concordamos sobre a qualidade altíssima das relações entre os dos países”.
Lo Cascio aproveitou a ocasião para felicitar a nomeação de Verónica Macamo para a presidência do Parlamento moçambicano, em substituição de Eduardo Mulembwe, que permaneceu no cargo desde as primeiras eleições gerais e multipartidárias de 1994. Ainda hoje, Verónica Macamo também recebeu felicitações do veterano da luta Armada de Libertação de Moçambique e antigo Presidente da Assembleia Popular (monopartidario), Marcelino dos Santos, momentos depois do encontro com o diplomata italiano.