Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Hepatite B aumenta casos de contaminação de sangue

Hepatite B, uma doença que resulta do uso compartilhado de seringas, agulhas e relações sexuais desprotegidas, constitui uma das maiores causas de contaminação de sangue, segundo fontes hospitalares em Nampula.

Para além do HIVSIDA, o sector de Saúde tem vindo a detectar uma contaminação de maior parte de sangue doado às unidades sanitárias, na sequência das campanhas de sensibilização levadas a cabo pelo governo. O Hospital Central de Nampula, unidade sanitária de referência ao nível da região norte do país, rejeitou nos últimos cinco anos 4.184 unidades de sangue, 1.491 das quais apenas em 2009.

 

Esta situação, de acordo com Nazira Abdala, directora daquele hospital, para além de contribuir na escassez daquele produto vital, tem desmotivado os respectivos dadores que, de forma voluntária, empreendem esforços para a salvação de vidas humanas. Nazira abordou, entre vários constrangimentos, a exiguidade de fundos para o normal funcionamento da sua instituição, da falta de incineradora e de recursos humanos, além da questão da superlotação de certas enfermarias.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts