Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

ADVERTISEMENT

Nos próximos cinco anos: educação ambiental vai abranger 300 localidades

O Ministério moçambicano para a Coordenação da Acção Ambiental (MICOA) pretende implementar a estratégia de protecção ambiental em comunidades de 300 localidades do país ao longo dos próximos cinco anos. Segundo a Ministra do ambiente, Alcinda Abreu, a estratégia visa fundamentalmente educar as populações sobre a necessidade de se proteger o meio ambiente.

No ano passado, o MICOA formou nos distritos do país 289 educadores que vão trabalhar com as comunidades de localidades seleccionadas. Segundo Abreu, as localidades seleccionadas são as que apresentam maior risco de degradação ambiental, estando assim vulneráveis às mudanças climáticas.

“Nos primeiros dois anos, vamos abranger 128 localidades e, até ao fim dos cinco anos, 300. Pretendemos com este trabalho de educação ambiental atacar as componentes de higiene ambiental entre outros”, disse, explicando a seguir que “ queremos preparar as comunidades para assegurarem uma boa higiene ambiental porque as doenças que registamos no país têm como consequência a falta de higiene pessoal e colectiva”.

Por outro lado, as comunidades serão educadas no sentido de evitarem as queimadas descontroladas, desflorestação, bem como a organizarem o seu espaço territorial. Segundo Abreu, todo o trabalho póseducação deverá ser supervisionado pelos comités de gestão comunitária.

Estas acções visam garantir que as comunidades tenham uma melhor adaptação às mudanças climáticas e evitem que as mesmas tenham efeitos nefastos sobre si.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *