A Cornelder de Moçambique (CdM) investiu, recentemente, na instalação de um moderno sistema informatizado de controlo de acesso ao Porto da Beira, que detecta automaticamente as matrículas e os números dos contentores com recurso a câmeras.
Denominado Reconhecimento de Caracteres Ópticos (OCR, em inglês), o sistema funciona como um portal moderno e inteligente utilizado na gestão do fluxo de camiões em várias cidades americanas e europeias, e foi recentemente implementado no Terminal de Contentores do Porto da Beira.
Com a instalação deste sistema, a Cornelder de Moçambique espera conferir maior eficiência no controlo dos principais acessos ao Porto da Beira, bem como automatizar o registo de contentores, matrículas dos camiões e imagens para fins de segurança, reduzindo, desta forma, erros humanos.
“Temos recebido um feedback positivo por parte dos usuários do recinto portuário, e reiteramos a nossa promessa de continuarmos a envidar esforços, no sentido de melhorar os nossos níveis de segurança”, frisou Jan De Vries, director executivo da Cornelder de Moçambique.