Estudantes finalistas e recém-graduados universitários moçambicanos estão a finalizar os preparativos para a quinta edição do Projecto Férias Desenvolvendo o Distrito, que vai abranger todas as províncias do país. Segundo o Coordenador da Associação dos Estudantes Finalistas Universitários de Moçambique (AEFUM), Henrique Cau, a edição 2010 vai envolver 256 estudantes finalistas e recémgraduados, que deverão partir no dia 20 do corrente mês.
Cau revelou a AIM que a associação ainda está a analisar os distritos a serem abrangidos nesta edição, uma vez que dos 128 distritos do país, ainda estão por cobrir 11. “Estamos a trabalhar para delimitar o número de distritos a abrangermos porque há muita solicitação, quer dos distritos em que ainda não fomos trabalhar, assim como dos que já estivemos a desenvolver a nossa actividade”, disse.
O coordenador da AEFUM acrescentou que “ temos que olhar para as condições existentes nesses distritos e depois veremos o que podemos fazer para que os estudantes possam trabalhar sem muitos problemas”. Por outro lado, a AEFUM está a trabalhar no sentido de delimitar o número de estudantes a serem alocados a cada distrito, uma vez que cada grupo deve obter técnicos das mais diversas especialidades possíveis. “Os estudantes vão trabalhar nos distritos das províncias onde se encontram a estudar, mas queremos reforçar porque existem províncias que não têm determinados cursos. Por exemplo, temos que ver como levar agrónomos para Gaza que não tem, ou médicos para Cabo Delgado onde não existe curso de medicina”, explicou.
“Alguns estudantes de Maputo vão reforçar as equipas de Tete e Cabo Delgado, porque desta vez a iniciativa vai abranger todas as províncias”, ajuntou. Nesta fase preparatória, estão a ser realizados seminários em todas as províncias do país com excepção de Niassa e Maputo, para capacitar os estudantes finalistas e recém-graduados de modo a encararem a realidade dos distritos sem sobressaltos. Em Niassa, os seminários não se realizaram devido a alguns constrangimentos organizacionais, mas que segundo Cau já foram ultrapassados e, em breve, os mesmos deverão ocorrer.
Na cidade de Maputo, os seminários terão lugar entre os dias 15 e 18 de Janeiro corrente. De referir que a iniciativa Férias Desenvolvendo o Distrito iniciou em 2005, tendo já abrangido 117 distritos do país, 489 estudantes finalistas e recémgraduados. A iniciativa já colocou nestas zonas 194 quadros. A mesma visa ajudar a desenvolver os distritos, considerados pelo governo moçambicano como sendo “pólos de desenvolvimento”, através da colocação de quadros qualificados.