Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Festas relativamente tranquilas em Maputo: PRM

A Polícia da República de Moçambique (PRM) considera que as festividades da passagem do ano 2009 para 2010 decorreram num ambiente ordeiro e tranquilo na cidade de Maputo, não havendo o registo de óbito até a manhã desta sexta-feira.

Falando a imprensa, em Maputo, para fazer o balanço da passagem do fim do ano nesta parcela do país, o porta voz da PRM no Comando da Cidade de Maputo, Arnaldo Chefo, disse que “a situação ainda mentemse calma, verificando-se um ambiente de tranquilidade ao nível dos bairros da cidade de Maputo”.

Com relação a criminalidade, Chefo fez apenas referência a ocorrência de um caso de furto qualificado ocorrido no Bairro Central. “Mas já existem equipes no terreno para detenção dos meliantes e recuperação dos bens roubados”, garantiu. Chefo adverte que os casos de furto qualificado são os mais comuns nesta fase do ano, pois fazendo uma analise conclui-se que durante as festas as pessoas vão para casas de amigos ou familiares, esquecendo-se de tomar as devidas precauções de segurança.

Sobre os acidentes de viação, disse Chefo, foram reportados três casos, sendo um choque entre carros ocorrido no bairro Central e que provocou danos avultados em ambas as viaturas, o segundo ocorrido próximo da Praça OMM, e que resultou no atropelamento de um individuo que contraiu ferimentos graves e o terceiro reportado na madrugada hoje, no Bairro Hulene, quando uma viatura de marca Citi-Golfe se despistou e foi invadir uma residência, provocando alguns danos.

Segundo Chefo, para além destes casos, houve registo de alguns incidentes decorrentes da euforia das festividades da passagem do fim do ano. “Cinco indivíduos ficaram feridos por causa do uso de objectos pirotécnicos, aparentemente por falta de observância de cuidados no seu manuseamento. A maioria dos feridos são menores”, disse.

Contudo, a PRM acredita que o número de feridos poderá ser maior, pois quando as pessoas contraem ferimentos procuram a unidade hospitalar mais próxima. “Portanto, e’ provável que haja mais feridos, mas estes são os dados que nós conseguimos colher no terreno”, referiu. Por outro lado, a PRM deplora a atitude de alguns cidadãos que, no auge da festa, decidiram incendiar pneus em algumas artérias da capital moçambicana, tendo as autoridades sido chamadas a intervir para repor a segurança e garantir a circulação normal de pessoas e de viaturas.

A PRM também realizou algumas campanhas de controlo de alcoolémia e de velocidade. “Durante a operação foram submetidos 52 indivíduos a testes, dos quais 23 acusaram positivo. Na mesma ocasião, foram detidos três indivíduos por condução ilegal, e foram impostas 38 oito multas, por diversas irregularidades na via pública”, disse Chefo, para de seguida explicar que estas irregularidades incluem a condução sem observância das regras de trânsito.

No mesmo período foram montadas algumas brigadas na cidade de Maputo para o controlo do excesso de velocidade, tendo sido autuados 14 motoristas. Não obstante, Chefo parabeniza o povo moçambicano pelo comportamento de civismo demonstrado durante esta passagem de ano. “Tem sido frequente nas passagem de ano anteriores vermos pessoas a arremessarem pedras, garrafas, latas, mas este ano a coisa foi diferentes não houve pedras, não houve garrafas, quanto a nos esse aspecto é muito positivo e incentivamos a população a manter esta postura para que o ambiente decorra sem grandes sobressaltos”, conclui Chefo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts