Mais de quatro centenas de novos infectados pela covid-19 foram identificados neste sábado(11) em Moçambique, particularmente na Cidade de Maputo e nas províncias de Maputo, Gaza, Inhambane e Manica. A Taxa de Positividade subiu nas últimas 24 horas para 13,55 por cento e os casos activos ascenderam a 1.507 indivíduos.
Mais 443 indivíduos deram positivo para o SARS-CoV-2, todos em resultado de transmissões locais e entre eles 418 moçambicanos, aumentando para 153.408 o cumulativo de casos positivos registados em Moçambique desde Março de 2020.
Pela Cidade de Maputo subiram para 721 os casos activos com 118 novos infectados no Distrito Municipal de KamPfumo, 35 no Distrito Municipal de Kanlhamanculo, 22 no Distrito Municipal de Kamaxaqueni, 20 no Distrito Municipal de Kamavota e 19 no Distrito Municipal de Kamubukwana.
O @Verdade apurou que na Província de Maputo eclodiram surtos com 54 novos infectados na Cidade da Matola, 38 no Distrito de Matutuíne, 20 no Distrito da Moamba, 14 no Município da Namaacha, 12 no Município de Boane, dez no Distrito de Marracuene e dois no Município da Manhiça.
Pela Província de Inhambane foram identificados 16 novos infectados do Município de Vilankulo, nove no Distrito de Inhassoro, três na Cidade de Inhambane, dois no Distrito de Zavala, dois no Município da Massinga, dois no Distrito de Govuro e um no Município da Maxixe.
Na Província de Gaza eclodiram surtos com seis novos infectados na Cidade de Xai-Xai, seis no Distrito de Chongoene, cinco no Município do Chókwè, cinco no Distrito de Bilene, dois no Distrito de Limpopo, um no Distrito de Mabalane, um no Distrito de Massangena e um no Município de Mandlakazi.
Foram também detectados: sete novos infectados no Distrito de Manica, três na Cidade do Chimoio, dois na Cidade de Pemba, um na Cidade de Nampula e um na Cidade de Tete.
O Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde indica que nas últimas 24 horas não foi notificado nenhum óbito nem nenhuma alta hospitalar. Em contrapartida foram registados quatro novos internamentos, dois na cidade de Maputo e outros dois, na Província de Inhambane, elevando para 17 o número de pacientes hospitalizados nos Centros de Internamento de covid-19 e em outras Unidades Hospitalares do país.