Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

62% dos trabalhadores moçambicanos sem qualificação profissional

Cerca de 62% de pouco mais de 11,5 milhões da população moçambicana economicamente activa não têm nenhuma qualificação profissional, 90% dos mesmos trabalhadores concluíram a nona classe e apenas 1,3% tem o nível secundário feito, segundo a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA).

Por outro lado, 33,7% da população economicamente activa trabalham por conta própria e 11,1% são assalariados, dos quais 4,1% do sector público, de acordo ainda com um documento da CTA apresentado há dias durante a Bolsa de Emprego sobre as tendências do mercado em Moçambique, organizada pelo Instituto Cultural Moçambique-Alemanha/Goethe Centro em coordenação com o Ministério do Trabalho.

O mesmo documento aponta ainda haver pouca experiência profissional nos trabalhadores moçambicanos, “o que, aliado à reduzida oferta de formação profissional, resulta numa fraca empregabilidade”.

Quanto às características do mercado do trabalho, a CTA indica haver alto índice de desemprego e sub-emprego, pouca capacidade de a economia gerar novos postos de trabalho em número suficiente para absorver os desempregados, “incluindo os jovens que anualmente atingem a idade activa”.

Baixa oferta de formação profissionalizante e redução do peso do Estado como empregador constituem outras características do mercado do trabalho que tem como principal desafio para promover o emprego a melhoria do ambiente de negócio que permitirá o desenvolvimento das pequenas e médias empresas, principais criadoras de emprego.

“Isso significa reduzir as inspecções múltiplas, simplificar o sistema fiscal e facilitar o acesso ao crédito”, enfatiza a Confederação das Associações Económicas de Moçambique no seu documento sobre as tendências do mercado em Moçambique.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!