As entidades empregadoras e patronais que descontaram os salários de trabalhadores e não encaminharam os respectivos valores ao Instituto Nacional da Segurança Social (INSS), na província da Zambézia, já começaram a canalizar os respectivos montantes ao sistema, após acções inspectivas levadas a cabo pela Inspecção do Trabalho.
Um comunicado de Imprensa enviado ao @Verdade dá conta de que se tratam de 54 contribuintes que ainda detinham cerca de um milhão e meio de meticais, referente ao período de Janeiro a Maio do ano em curso. Ainda no decurso deste período, a Delegação Provincial do INSS da Zambézia conseguiu assinar 11 acordos de amortização de uma dívida contraída pelos mesmos motivos, estimada em mais de três milhões e meio de meticais. Antes desses acordos, outros 15 já vinham sendo implementados, com vista à recuperar dos contribuintes pouco mais de seis milhões de meticais.
Em relação às execuções fiscais, existem 38 processos, avaliados em pouco mais de um milhão de meticais, enquanto na Procuradoria da República aguardam um total de quatro processos pelos devidos procedimentos, para a recuperação de 1.604.603,89 MT. A dívida acumulada dos contribuintes da Zambézia para com o INSS era, até Maio passado, de 16.023.441,26 MT, correspondentes a 539 devedores.