Pelo menos 45 pessoas morreram num atentado suicida a carro armadilhado perpetrado, nesta quinta-feira de manhã, num centro de formação de guarda costeira em Zliten, no oeste da Líbia, soube-se de fonte oficial no local. As vítimas são estagiários da guarda costeira em formação neste centro, de acordo com a fonte.
As primeiras informações anunciaram que o sinistro visou um campo de polícia, a final se tratou de um centro de formação de guarda costeira. Além dos mortos, cujos corpos foram encaminhados para o Hospital de Zliten, o atentado fez vários feridos, segundo uma fonte próxima do estabelecimento hospitalar que lançou um apelo às cidades vizinhas para que doem sangue com vista a salvar os feridos.
O drama aconteceu quando um kamikaze, no volante de um camião armadilhado, fez irrupção por um campo de treino reservado à guarda costeira que depende do ministério do Interior, durante uma sessão matinal de formação.
Desde a queda do regime do líder líbio Muamar Kadafi, em Agosto de 2011, assiste-se a um desmoronamento das estruturas e instituições do Estad na Líbia, confrontada com um caos de insegurança devido à proliferação de armas e de grupos armados que imperam no terreno aproveitando-se da falta de órgãos de segurança de Estado capazes de manter a ordem e impor a vontade das autoridades, indica-se no local.