Melhorou em cerca de 72 milhões de dólares norteamericanos, no primeiro trimestre de 2011, face a igual período de 2010, o nível de desembolso de fundos externos em apoio ao Orçamento do Estado e a programas de desenvolvimento socioeconómico de Moçambique.
Dados do Banco de Moçambique (BM) indicam que, no período, foram libertados cerca de 314 milhões de dólares norte-americanos, contra USD 242 milhões desembolsados no primeiro trimestre de 2010 pelo G-19 (Grupo de 19 países e instituições financeiras internacionais maiores financiadores de Moçambique).
A melhoria da libertação da verba dentro dos prazos estabelecidos nos acordos do G-19 com o Governo moçambicano sobre os referidos fundos contribuiu para a estabilidade macroeconómica que se regista e maior disponibilização de divisas externas ao Mercado Cambial Interbancário (MCI) pelo BM, segundo Waldemar de Sousa, porta-voz daquela instituição financeira que serve de banqueiro do Estado moçambicano.
Segundo ele, o BM vendeu no primeiro trimestre de 2011 cerca de 1157,5 milhões de dólares norte-americanos, contra USD 892,5 milhões de igual período de 2010.