Pelo menos 29 indivíduos morreram e outras 47 contraíram ferimentos, dos quais 26 graves e 21 ligeiros, em consequência de 35 acidentes de viação registados durante a semana finda no território moçambicano.
As estradas nacionais continuam a ser banhadas de sangue, devido ao excesso de velocidade e irresponsabilidade dos automobilistas, principalmente dos que se fazem ao volante sob o efeito de álcool, segundo Pedro Cossa, porta-voz do Comando-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM).
As autoridades policiais lamentam a ocorrência de 17 atropelamentos, nove choques entre viaturas, cinco despistes e capotamento e duas quedas de passageiros. Com vista a evitar o derrame de sangue e luto na via pública, a Polícia de Trânsito (PT) fiscalizou 27.194 veículos, dos quais apreendeu 61 por algumas deficiências mecânicas.
Na mesma operação, os agentes da Lei e Ordem impuseram 4.424 multas por infracções ao Código de Estrada e apreenderam 56 cartas de condução por condução sob o efeito de álcool e manobras perigosas.