Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

20% de 85 mil toneladas de algodão sem qualidade

Uma média anual de 20% das cerca de 85 mil toneladas de algodão produzido em Moçambique não tem qualidade para ser exportado para vários mercados externos, segundo um documento do Comité Internacional Consultivo do Algodão (ICAC), a ser apresentado na Suíça até 12 de Outubro de 2012.

O documento deverá ser debatido durante a 71ª sessão plenária do ICAC que decorre naquele país europeu desde 7 de Outubro de 2012, com a presença de técnicos do Instituto do Algodão de Moçambique (IAM) e instituições similares doutros países.

No referido encontro, Moçambique deverá apresentar o seu programa de revitalização do sector do algodão orçado em cerca de 65 milhões de dólares norte-americanos, que estabelece uma média anual de crescimento de perto de 10% da produção até 2020, altura em que o país prevê atingir cerca de 200 mil toneladas, contra as actuais 85 mil toneladas de 2012.

Em relação a receitas, o Instituto Nacional do Algodão prevê arrecadar, em 2012, cerca de 70,8 milhões de dólares norte-americanos, a resultar da exportação de pouco mais de 32,3 mil toneladas de algodão fibra. De referir que Moçambique é membro do Comité Internacional Consultivo do Algodão desde 2010.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts