Nos últimos seis anos, o número de contribuintes dos impostos cresceu em cerca de dois milhões, para 2,4 milhões, segundo estimativas reveladas pela Autoridade Tributária (AT) que dão como certo que um em cada cinco nacionais com idade activa já cumprem as suas obrigações fiscais.
Até finais deste ano, as projecções daquela instituição indicam que serão registados 200 mil novos contribuintes, dos quais um quarto corresponde a residentes da cidade de Maputo, área fiscal que registou em 2012 mais de 221 milhões de meticais em receitas arrecadadas, segundo Rosário Fernandes, presidente da AT.
Em termos globais, a Autoridade Tributária de Moçambique prevê arrecadar cerca de 120,5 mil milhões de meticais de receitas públicas no exercício económico de 2013, tendo sido arrecadados até ao momento perto de 67,7 mil milhões de meticais, já canalizados à Conta Única do Tesouro.
A partir de 2016, a instituição pretende ver melhorado o processo de tributação das empresas do ramo dos recursos naturais, para a sua maior contribuição fiscal, por serem consideradas “principais determinantes-chave para a carteira de receitas fi scais”, segundo ainda Fernandes, falando esta sexta-feira, em Maputo, na abertura da décima sessão do Conselho da Fiscalidade da Autoridade Tributária de Moçambique.
O encontro, que também juntou representantes do sector empresarial nacional, serviu para apresentar as actividades desenvolvidas pela AT entre 2005 e o primeiro semestre de 2013.