Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

10ª e 12ª CLASSES: Exames extraordinários arrancam próxima 2ª feira

Arrancam na próxima segunda-feira em todo o país, os exames extraordinários da 10ª e 12ª classes segundo deu a conhecer na terça-feira em conferência de imprensa, Jafete Mabote, director Nacional de Exames, Certificação e Equivalências no Ministério da Educação(MIINED).

De acordo com Jafete Mabote, no total estão inscritos 122.189 alunos, ou seja, a 12ª classe tem 92.080 candidatos que vão realizar as provas em 58 centros criados e a 10ª classe com 30.109 candidatos que irão fazer provas em 58 estabelecimentos identificados para o efeito. Na opinião de Mabote, a 12ª classe é a que regista um crescimento explosivo em termos de candidatos pois, em 2008 teve 75 mil concorrentes e este ano subiu para 92 mil candidatos, uma subida que é atribuída ao alargamento da rede escolar, onde mais alunos tem a oportunidade de frequentar a 10ª classe; assim como o facto de muitos alunos com duas cadeiras em dívida na 11ª classe estarem autorizados a realizar exames extraordinários da 12ª classe.

Por exemplo, dos 92.080 inscritos para realizarem exames da 12ª classe, um total de 15.010 vão prestar a prova de Matemática, 12.603 prestarão a de Inglês e 12.219 a de Filosofia Mabote apelou a todos os candidatos para consultarem ainda esta semana as listas com vista a verificar o júri, sendo importante que o candidato fixe bem o seu número, uma vez que a correcção, para o caso da 12ª classe, é electrónica Sobre problemas verificados na correcção electrónica em 2008, Mabote disse que na altura em que foi introduzida a correccao electrónica, “o processo iniciou com uma única máquina de correcção, tendo em 2009 passado para três, o que fez com que grande parte dos problemas ficassem ultrapassados e as provas corrigidas em sete dos quinze dias estabelecidos”.

Quanto ao aproveitamento dos candidatos, Jafete Mabote explicou que nos últimos três anos, “o mesmo não foi superior a 20%; antes tinha sido de 15 e que nos últimos tempos os dados não variam, o que não é satisfatório para o sector que gasta muito dinheiro com o processo”. Sabe-se que no dia 26 de Julho(segunda-feira), os candidatos da 10ª classe farão exames de Português e História; terça-feira serão os de Inglês e Química; enquanto que na quarta-feira as provas de Geografia e Física, na quinta-feira somente Matemática e na Sexta-feira Biologia e Educação Visual.

Já para a 12ª classe, na segunda-feira será a de Português e Introdução à Filosofia; na terça-feira Inglês e Química; na quarta-feira realizar-se-ão as de Francês e Física, na quinta-feira Matemática e História, e sexta-feira Geografia, Biologia e Desenho. Recaorda que os exames extraordinários destinam-se aos examinandos que não frequentam nenhum estabelecimento de ensino que, por si só, buscam conhecimento que são validados pelo Ministério da Educação( MINED).

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!